Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Encontro 2 - GÊNESIS

Objetivo:: refletir sobre como a leitura de Genesis pode nos ajudar hoje.

"Será que a história da criação do mundo, do paraíso, de Adão e Eva, pode nos ajudar a viver hoje?





A Bíblia sempre quer nos dar uma mensagem de Deus, mas muitas vezes o texto bíblico referente à criação do Homem e do pecado original é desviado para "ruas estreitas", entrando em "becos sem saída" quando é vista apenas como um fato acontecido no passado e infelizmente não consegue chegar ao seu objetivo final que é transformar a vida e a história dos homens.


*Gênesis pode nos ensinar muitas coisas e principalmente que devemos estar atentos às 3 vozes em nós: 1)a voz de Deus, que nos leva à fraternidade 2) voz da serpente que nos leva a ser egoistas 3) a voz de Adão e Eva que nos leva a sermos seduzidos pela aparência (Eva provou e viu que era bom)
Portanto: CUIDADO!!!! O MUNDO HOJE OFERECE MUITAS ARMADILHAS QUE PODE CAUSAR MUITOS SOFRIMENTOS: drogas, vícios,promiscuidade sexual, etc.



Vamos ler Gênesis e anotar outros pontos importantes que podemos aplicar em nossas vidas:

*Deus é bom e justo e jamais faria para nós um mundo ruim, O mal que vemos no mundo como violência, fome, etc é apenas a desobediencia aos conselhos de Deus
*Sem Deus nossa vida é vazia, com a presença Dele em nossas vidas tudo se transforma! Só há um Deus criador de todas as coisas, não há outros deuses na natureza.(Gen 1)

*Deus criou tudo para a harmonia,Seu desejo é que o homem seja feliz e cuide da Terra que preparou com tanto carinho: "Ele viu que era bom..." (Gen 1,31).

*O homem não é fruto do nada, do acaso, mas de um Pai cheio de amor. (Gen 2,7)

*A mulher não é inferior e nem superior ao homem, mas sua companheira, portanto não devem ser rivais, mas auxiliarem-se, estarem um ao lado do outro (Gen 2,18-25)

*A harmonia é desfeita quando o homem se afasta de Deus.(Gen 3)

*Ao se deixar levar pelo mal o homem rompe a relação com Deus,com o próximo e consigo mesmo (Gen 3:6-13)

*Ainda quando erramos, Deus nos chama e quer nos proteger pois nos ama(Gen 3, 21)

*Quando o homem se afasta de Deus leva o mundo de volta aos caos (dilúvio) e à confusão da sociedde (Babel)





Recados Para Orkut - Click Aqui! http://www.recados.net

terça-feira, 21 de setembro de 2010

ENCONTRO 1 - Deus existe? Por que existe o mal?

objetivo do encontro: refletir sobre a existência de Deus e incentivar o contato com a Bíblia

Ao ver um mundo tão cheio de problemas como violência, fome, etc podemos nos perguntar: "por que Deus permite isso?" será que Deus existe?



Deus sempre aconselhou o Homem a afastar-se do mal expressando Sua vontade através das Sagradas Escrituras. Na Bíblia, Deus mostra Seu projeto de vida para o Homem. Seu objetivo é transformar a história e levar à liberdade e vida plena. A Bíbila está dividida em duas partes chamadas Testamento, que significa, Aliança:

1)Antigo Testamento (AT): mostra a aliança de Deus com o povo para realizar o projeto de uma vida de harmonia e de vida plena, e mostra também as dificuldades desse povo em seguir as instruções do Senhor.


2)Novo Testamento(NT):Mostra a história de Jesus Cristo, chamado também de Emanuel, que significa "Deus conosco". Jesus, vem encarnar-se na terra e na história concreta dos Homens para mostrar-nos como retornarmos ao projeto do Pai.



DEUS, É O MESMO ONTEM E HOJE:QUER O MELHOR PARA NÓS, QUER HARMONIA E PAZ ENTRE OS HOMENS E NOS CHAMA PARA SUA OBRA DE TRANSFORMAR O MUNDO EM UM LUGAR FELIZ!



Recados Para Orkut - Click Aqui! http://www.recados.net

AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS :

"ENSINA O JOVEM NO CAMINHO EM QUE ELE DEVE ANDAR E ATÉ A VELHICE ELE NÂO SE DESVIARÁ>" (PRO 22-6)

ESTE BLOG TEM COMO OBJETIVO AUXILIAR A PREPARAÇÂO PARA A EUCARISTIA E CRISMA

Vivemos em tempos difíceis com a vida agitada pelo corre-corre do dia a dia e isso infelizmente faz com que em muitas famílias pais e filhos vivam ilhados pelo abismo emocional que foi criado entre eles. É preciso estar atentos, pois os pais podem se esforçar para dar os melhores brinquedos, roupas, passeios e escolas para seus filhos, mas não podem se esquecer de dar-lhes a orientação espiritual pois é o que permanecerá com eles para sempre. E neste esforço educativo, Igreja e família devem estar unidos, pois, como afirma o psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury:"Pais brilhantes dão algo que todo dinheiro do mundo não pode comprar: o seu ser, a sua história, as suas experiências, as suas lágrimas, o seu tempo...mesmo que você trabalhe muito, faça do pouco tempo disponível grandes momentos de convívio com seus filhos..."(livro Pais Brilhantes, Professores Fascinantes),


PORTANTO, PARTICIPE DESTA PREPARAÇÃO PARA A PRIMEIRA EUCARISTIA! DESCUBRA EM CADA UM DOS TÓPICOS AQUI TRATADOS UMA OPORTUNDADE PARA O INCENTIVO OU MESMO O RESGATE DO DIÁLOGO EM FAMÌLIA !